sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
É Natal!
Se receber é uma arte, é preciso mais do que instinto para adequar um local ao gosto de seus moradores e visitantes: é uma tarefa que requer sentido de percepção e de doação. Para a decoração de Natal não poderia ser diferente e ainda é preciso sensibilidade redobrada para deixar o ambiente agradável sem exagero para as diferentes pessoas que vão usufruir dele.
A primeira preocupação é sempre a árvore de Natal. A lenda conta que o pinheiro foi escolhido como símbolo do natal por causa da sua forma triangular, que de acordo com a tradição cristã, representa a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. De lá pra cá, a popularidade da árvore de natal só cresceu.
Para decorar a sua árvore, algumas dicas são essenciais, desde a atenção na hora de escolher sua árvore de Natal, observando se os galhos são firmes para suportar o peso dos enfeites. Nunca coloque todos os enfeites nas pontas dos ramos. Arrume alguns ornamentos no meio dos ramos e junto ao tronco principal para conseguir um efeito de profundidade.
Comece com enfeites simples como bolas de natal de uma cor sólida ou brilhante para trazer mais resplandecência aos objetos colecionáveis que forem colocados posteriormente.
As cores das bolas não precisam ser as mesmas, nem combinar em tamanho: basta saber como organizá-las no espaço que você escolheu para pendurá-las. Tanto pode se utilizar uma mistura de diferentes tons e estampas quanto seguir um mesmo padrão aliado a laços que complementem o visual da árvore.
Em ambientes pequenos como apartamentos e escritórios ou mesmo casas menores opte por uma árvore pequena de mesa ou aparador, com cerca de
Uma mesa bem decorada valoriza a ceia de Natal. Para arrumar, não é preciso gastar muito, pois nesta época do ano, é fácil encontrar todo tipo de enfeite de Natal. Difícil é conseguir escolher... A beleza e o calor são dados pelos padrões e texturas utilizados: toalhas, louças, velas, arranjos de flores, bolas coloridas, figuras de Natal, etc, espalhados por toda a mesa são detalhes que não devem ser esquecidos.
Uso de taças é bem vindo, já que o momento requer este toque de requinte. Para uma mesa com vários elementos decorativos, deverá optar por copos ou taças de linhas simples, direitas e incolores. Se, pelo contrário, a mesa for simples, nesse caso poderá servir as bebidas em copos trabalhados.
Use de preferência guardanapos de pano. Estes podem ser no mesmo tecido da toalha ou em contraste com esta. Por exemplo, para uma toalha vermelha, use guardanapos da mesma cor, brancos ou verdes. Os guardanapos de papel também ficam elegantes se envoltos numa fita. Só não apertar pra não amassar o guardanapo, tanto na dobra do guardanapo, como na hora de dar o laço também pra não amassar o papel.
Você também pode fazer belos arranjos enfeitando pequenos potes de cerâmicas ou até mesmo vasos de flores. Flores, aliás, é um dos pontos altos da decoração. Dê prioridade a flores vermelhas e brancas e garanta elogios. Taças com frutas variadas e da estação, com cores diferentes são convidativa para os olhos e para o estômago.
Os castiçais e centros de mesa são os mais utilizados na decoração. Mas evite que estes sejam demasiado altos para não taparem a vista entre os convidados. Use e abuse das velas. Há velas de todos os tamanhos, cores e feitios. Escolha velas inodoras, conforme a cor da toalha e do restante decoração. Se optar por fazer um centro de flores, use flores naturais e sem perfume, para não interferir com o aroma da comida e das bebidas.
Uma certeza de agrado para crianças e adultos são os famosos biscotinhos em formato de figuras natalinas. Eles são bem fáceis de fazer e colocados em uma boa embalagem servem como um delicioso presente.
Para quem não dispõe de muito tempo, basta um arranjo de flores adornado com velinhas, algumas bolas e fitas de Natal para que a mesa se transforme. Sobre uma tolha branca ou creme, quaisquer detalhes verdes sugerem o ambiente da festa.
Guirlanda na porta, anjos na árvore ou sobre a mesa e velas espalhadas nos aparadores também são de praxe e ninguém vai pecar com estes detalhes. E se você não quer errar de maneira nenhuma, descarte as opções de flores artificiais que não transpareçam naturalidade e sejam cheias de glitter ou imitação de orvalho.
O gostoso é que o Natal é uma festa de todos e a decoração natalina não tem classe social. O mais importante é a confraternização familiar em um ambiente decorado com amor. E não se esqueça de tirar uma foto da família na noite de Natal, todos os anos. No futuro, você terá um registro maravilhoso do crescimento da sua família.
Boas festas!
Publicada por Michelle Gomes 0 comentários
Etiquetas: natal