sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O acrílico está por toda parte


Foi nos anos 70 que o acrílico foi febre junto com a laca branca e o aço escovado. Na época, revolucionaram a decoração residencial com suas cores vibrantes e chamativas. Mas basta olhar atentamente para ver que o acrílico voltou e, desta vez, para ficar.


Graças à tecnologia, como o uso do laser e das lapidações, o acrílico vem sendo trabalhado em linhas orgânicas ou todo recortado, em peças com design diferenciado que dão um toque de modernidade aos espaços, ressurgindo na versão transparente ou em cores neutras como preto, marrom, rubi e âmbar.


Móveis e objetos translúcidos garantem leveza aos ambientes, especialmente àqueles mais compactos. Com a transparência do vidro e a vantagem de ser mais leve e flexível, características que proporcionam durabilidade e segurança, cadeiras de acrílico vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de decoração.


A versão transparente é uma das preferidas da designer de interiores Michelle Gomes: “E uma opção requintada que combina com outros elementos da decoração, sem brigar com eles. Proporciona leveza aos projetos e funciona como uma espécie de coringa, muitas vezes integrando ambientes.”




Dicas de Conservação


A limpeza do acrílico é extremamente fácil e econômica, devendo-se usar somente água e sabão ou detergentes neutros, aplicados com flanela ou panos bem macios.


Embora o álcool seja utilizado na limpeza de quase todos os materiais, este produto não deve ser aplicado sobre o acrílico pois acelera o envelhecimento do termoplástico, provocando rachaduras internas.

Outro importante cuidado é a hora da compra. O acrílico é um material reciclável e quando reutilizado perde parte de sua qualidade. Por isso, antes de comprar um acrílico, deve-se saber sua procedência.

Em caso de riscos, encardidos e manchas superficiais, a remoção dos mesmos é bastante simples. A designer Michelle Gomes ensina como remover pequenos arranhões: “ Basta aplicar polidor doméstico para metais, esfregando-se o produto sobre a área afetada e utilizando uma flanela seca e limpa para as ranhuras saírem facilmente.”



 


 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 




segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Moveis Planejados e Personalizados



 




 



 


 
 


 


 



 



 

 

 







Móveis planejados são cada vez mais procurados por todos que pretendem otimizar espaços. Há algum tempo atrás, decorar apartamento com móveis sob medida ou planejados era sinônimo de status, mas hoje com os imóveis cada vez menores, se tornou uma necessidade.

A moda nesse quesito segue uma tendência internacional, ou seja, não importa onde você esteja, as tonalidades e os materiais serão os mesmos de Norte a Sul e tudo pode ser conferido nas lojas e revistas. E quanto ao toque personalizado, tudo vai depender do perfil de quem está prestes a adquirir um coordenado.

Há muito tempo atrás, quando se "podia" cortar árvores centenárias à vontade e sem sentimento de culpa, os moveis eram feitos com COMPENSADO, laminas finas de madeiras coladas umas nas outras. Hoje e muito difícil encontrar compensado confiável no mercado, o que deu lugar para materiais como MDF (Painel de Fibra de Média Densidade) e MDP (Painel de Partículas de Média Densidade). Entre o MDF e o MDP não existe o melhor, ambos são bons se tomados alguns cuidados, principalmente com umidade.

A principal vantagem do projeto sob medida é o aproveitamento total dos espaços e as necessidades do cliente melhor atendidas. A continuidade do projeto é outra vantagem, pois ao optar por móveis sob medida você pode prever etapas posteriores ao projeto original, seguindo uma mesma linha e atendendo a novas necessidades que vão surgindo ao longo do tempo.

Sempre vale a pena mandar fazer armários embutidos de quartos ou cozinhas sob medida, pois você pode personalizar o projeto de acordo com as suas necessidades, escolhendo a quantidade de gavetas, o tamanho de cada uma delas, o melhor aproveitamento do espaço que você tem em casa. Existem empresas que trabalham com módulos, com soluções padrões, que facilmente se adaptam a quaisquer medidas.

No caso de casas alugadas, é interessante optar por módulos menores, que se encaixem e formem um conjunto maior. Isso deve ser pensado desde o início, junto da preocupação de poder desmontar e readaptar o móvel em outro ambiente, com os ajustes que forem necessários. Ao optar por um bom profissional, você ainda garante o acompanhamento adequado: é ele que vai saber montar, desmontar e remontar estantes e armários sem comprometer a qualidade do projeto inicial.

Para evitar decepções, o cliente deve estar bem seguro em relação ao que deseja e ter informações sobre o que realmente precisa antes mesmo de finalizar a compra. Neste momento o projeto é muito importante, e solicitar mudanças enquanto o projeto está no papel em desenvolvimento, e imprescindível.

A qualidade dos móveis está diretamente relacionada à equipe de montagem da loja. Vale checar referências de outros clientes e fazer uma pesquisada no PROCON e na Internet para ver se há reclamações contra a empresa.

E não se esqueça: a regra é fazer a pesquisa de preços em várias lojas, pois os valores variam, mesmo em lojas de uma mesma franquia.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Blog em Construção...

Aguarde novidades de decoração, design de interiores, ambientes, dica de decoradores, etc.

Já estamos chegando!!!

Um grande abraço, cheio de estilo e cor...


Imagem: Romero Brito - The Hug