Foi nos anos 70 que o acrílico foi febre junto com a laca branca e o aço escovado. Na época, revolucionaram a decoração residencial com suas cores vibrantes e chamativas. Mas basta olhar atentamente para ver que o acrílico voltou e, desta vez, para ficar.
Graças à tecnologia, como o uso do laser e das lapidações, o acrílico vem sendo trabalhado em linhas orgânicas ou todo recortado, em peças com design diferenciado que dão um toque de modernidade aos espaços, ressurgindo na versão transparente ou em cores neutras como preto, marrom, rubi e âmbar.
Móveis e objetos translúcidos garantem leveza aos ambientes, especialmente àqueles mais compactos. Com a transparência do vidro e a vantagem de ser mais leve e flexível, características que proporcionam durabilidade e segurança, cadeiras de acrílico vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de decoração.
A versão transparente é uma das preferidas da designer de interiores Michelle Gomes: “E uma opção requintada que combina com outros elementos da decoração, sem brigar com eles. Proporciona leveza aos projetos e funciona como uma espécie de coringa, muitas vezes integrando ambientes.”
Dicas de Conservação
A limpeza do acrílico é extremamente fácil e econômica, devendo-se usar somente água e sabão ou detergentes neutros, aplicados com flanela ou panos bem macios.
Embora o álcool seja utilizado na limpeza de quase todos os materiais, este produto não deve ser aplicado sobre o acrílico pois acelera o envelhecimento do termoplástico, provocando rachaduras internas.
Outro importante cuidado é a hora da compra. O acrílico é um material reciclável e quando reutilizado perde parte de sua qualidade. Por isso, antes de comprar um acrílico, deve-se saber sua procedência.
Em caso de riscos, encardidos e manchas superficiais, a remoção dos mesmos é bastante simples. A designer Michelle Gomes ensina como remover pequenos arranhões: “ Basta aplicar polidor doméstico para metais, esfregando-se o produto sobre a área afetada e utilizando uma flanela seca e limpa para as ranhuras saírem facilmente.”