sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Projetos 3D







  
     






















É Natal!

Se receber é uma arte, é preciso mais do que instinto para adequar um local ao gosto de seus moradores e visitantes: é uma tarefa que requer sentido de percepção e de doação. Para a decoração de Natal não poderia ser diferente e ainda é preciso sensibilidade redobrada para deixar o ambiente agradável sem exagero para as diferentes pessoas que vão usufruir dele.


A primeira preocupação é sempre a árvore de Natal. A lenda conta que o pinheiro foi escolhido como símbolo do natal por causa da sua forma triangular, que de acordo com a tradição cristã, representa a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. De lá pra cá, a popularidade da árvore de natal só cresceu.







Para decorar a sua árvore, algumas dicas são essenciais, desde a atenção na hora de escolher sua árvore de Natal, observando se os galhos são firmes para suportar o peso dos enfeites. Nunca coloque todos os enfeites nas pontas dos ramos. Arrume alguns ornamentos no meio dos ramos e junto ao tronco principal para conseguir um efeito de profundidade. 


Comece com enfeites simples como bolas de natal de uma cor sólida ou brilhante para trazer mais resplandecência aos objetos colecionáveis que forem colocados posteriormente.
As cores das bolas não precisam ser as mesmas, nem combinar em tamanho: basta saber como organizá-las no espaço que você escolheu para pendurá-las. Tanto pode se utilizar uma mistura de diferentes tons e estampas quanto seguir um mesmo padrão aliado a laços que complementem o visual da árvore.








Em ambientes pequenos como apartamentos e escritórios ou mesmo casas menores opte por uma árvore pequena de mesa ou aparador, com cerca de 50 a 60 cm, mas não deixe de enfeitar o ambiente. E lembre-se: presépio não substitui a árvore de Natal, mas complementa a decoração além de ser charmosos e simbólicos.


Uma mesa bem decorada valoriza a ceia de Natal. Para arrumar, não é preciso gastar muito, pois nesta época do ano, é fácil encontrar todo tipo de enfeite de Natal. Difícil é conseguir escolher... A beleza e o calor são dados pelos padrões e texturas utilizados: toalhas, louças, velas, arranjos de flores, bolas coloridas, figuras de Natal, etc, espalhados por toda a mesa são detalhes que não devem ser esquecidos.


Esqueça as toalhas com estampas natalinas. Opte por uma toalha em tons de verde, usando enfeites ou conjunto de louças com detalhes em verde, vermelho ou dourado. Se usar uma toalha branca, quebre o tom com arranjos ou conjunto de louças colorido. O importante é ter em conta o tom da decoração que escolheu para o resto da casa. A louça branca é mais versátil, pois combina perfeitamente com qualquer tom que tenha escolhido para a toalha.


Uso de taças é bem vindo, já que o momento requer este toque de requinte. Para uma mesa com vários elementos decorativos, deverá optar por copos ou taças de linhas simples, direitas e incolores. Se, pelo contrário, a mesa for simples, nesse caso poderá servir as bebidas em copos trabalhados.



Use de preferência guardanapos de pano. Estes podem ser no mesmo tecido da toalha ou em contraste com esta. Por exemplo, para uma toalha vermelha, use guardanapos da mesma cor, brancos ou verdes. Os guardanapos de papel também ficam elegantes se envoltos numa fita. Só não apertar pra não amassar o guardanapo, tanto na dobra do guardanapo, como na hora de dar o laço também pra não amassar o papel.



Você também pode fazer belos arranjos enfeitando pequenos potes de cerâmicas ou até mesmo vasos de flores. Flores, aliás, é um dos pontos altos da decoração. Dê prioridade a flores vermelhas e brancas e garanta elogios. Taças com frutas variadas e da estação, com cores diferentes são convidativa para os olhos e para o estômago.


Os castiçais e centros de mesa são os mais utilizados na decoração. Mas evite que estes sejam demasiado altos para não taparem a vista entre os convidados. Use e abuse das velas. Há velas de todos os tamanhos, cores e feitios. Escolha velas inodoras, conforme a cor da toalha e do restante decoração. Se optar por fazer um centro de flores, use flores naturais e sem perfume, para não interferir com o aroma da comida e das bebidas.



Uma certeza de agrado para crianças e adultos são os famosos biscotinhos em formato de figuras natalinas. Eles são bem fáceis de fazer e colocados em uma boa embalagem servem como um delicioso presente.
Para quem não dispõe de muito tempo, basta um arranjo de flores adornado com velinhas, algumas bolas e fitas de Natal para que a mesa se transforme. Sobre uma tolha branca ou creme, quaisquer detalhes verdes sugerem o ambiente da festa. 





Guirlanda na porta, anjos na árvore ou sobre a mesa e velas espalhadas nos aparadores também são de praxe e ninguém vai pecar com estes detalhes.  E se você não quer errar de maneira nenhuma, descarte as opções de flores artificiais que não transpareçam naturalidade e sejam cheias de glitter ou imitação de orvalho.

Para quem vai decorar fachadas ou superfícies, é aconselhável definir o contraste, evitando comprar artigos na mesma cor da superfície de muros e paredes. As mini-lâmpadas estão em toda parte, principalmente quando a idéia é valorizar uma fachada ou jardim. Já se encontra disponível no mercado mini-lâmpadas com um "controlador" que possibilita programar e usar o enfeite em várias configurações, ou seja, cada dia elas brilham de uma forma diferente. Convém lembrar que é bom ter bastante cuidado quanto à segurança desses produtos, utilizando peças de procedência e seguir manuais de uso e instalações.



O Natal é, sobretudo, a festa das crianças. Peça ajuda dos pequenos na hora de decorar a árvore ou algum cantinho especial.  Uma mesa só para eles, compostas de louças e talheres plásticos com temas natalino, doces e frutas espalhados, garante a diversão e segurança da criançada durante a ceia.


O gostoso é que o Natal é uma festa de todos e a decoração natalina não tem classe social. O mais importante é a confraternização familiar em um ambiente decorado com amor. E não se esqueça de tirar uma foto da família na noite de Natal, todos os anos. No futuro, você terá um registro maravilhoso do crescimento da sua família.







Boas festas!


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Piscina com Prainha?Olha aqui!




















Para o relaxamento dos adultos e as brincadeiras das crianças, a prainha (parte mais rasa da piscina) tem sido uma constante em diversos projetos e ganha formas que preservam a paisagem oferecendo lazer a toda a família.

Para a segurança dos pequenos, ela pode começar a ser feita com 10 cm e terminar em 40 cm, levando a um caimento leve até a piscina. O acabamento pode ser do mesmo material do deque ou com pastilhas antiderrapantes, normalmente usadas no restante da piscina.

E não pense que só na construção pode ser criada a prainha. Mesmo com a piscina pronta é possível criar prainhas - e em modelos de qualquer material: vinil, concreto e fibra de vidro. No entando, fazê-la fora da piscina é mais acessível e rápido.
Feito isso, é só planejar a decoração de modo a reforçar a beleza natural do entorno: basta escolher chaises bonitas e confortáveis - que podem ser de plástico ou aço inoxidável - e criar seu próprio paraíso sobre a água.

Aproveite o verão!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O acrílico está por toda parte


Foi nos anos 70 que o acrílico foi febre junto com a laca branca e o aço escovado. Na época, revolucionaram a decoração residencial com suas cores vibrantes e chamativas. Mas basta olhar atentamente para ver que o acrílico voltou e, desta vez, para ficar.


Graças à tecnologia, como o uso do laser e das lapidações, o acrílico vem sendo trabalhado em linhas orgânicas ou todo recortado, em peças com design diferenciado que dão um toque de modernidade aos espaços, ressurgindo na versão transparente ou em cores neutras como preto, marrom, rubi e âmbar.


Móveis e objetos translúcidos garantem leveza aos ambientes, especialmente àqueles mais compactos. Com a transparência do vidro e a vantagem de ser mais leve e flexível, características que proporcionam durabilidade e segurança, cadeiras de acrílico vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de decoração.


A versão transparente é uma das preferidas da designer de interiores Michelle Gomes: “E uma opção requintada que combina com outros elementos da decoração, sem brigar com eles. Proporciona leveza aos projetos e funciona como uma espécie de coringa, muitas vezes integrando ambientes.”




Dicas de Conservação


A limpeza do acrílico é extremamente fácil e econômica, devendo-se usar somente água e sabão ou detergentes neutros, aplicados com flanela ou panos bem macios.


Embora o álcool seja utilizado na limpeza de quase todos os materiais, este produto não deve ser aplicado sobre o acrílico pois acelera o envelhecimento do termoplástico, provocando rachaduras internas.

Outro importante cuidado é a hora da compra. O acrílico é um material reciclável e quando reutilizado perde parte de sua qualidade. Por isso, antes de comprar um acrílico, deve-se saber sua procedência.

Em caso de riscos, encardidos e manchas superficiais, a remoção dos mesmos é bastante simples. A designer Michelle Gomes ensina como remover pequenos arranhões: “ Basta aplicar polidor doméstico para metais, esfregando-se o produto sobre a área afetada e utilizando uma flanela seca e limpa para as ranhuras saírem facilmente.”



 


 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 




segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Moveis Planejados e Personalizados



 




 



 


 
 


 


 



 



 

 

 







Móveis planejados são cada vez mais procurados por todos que pretendem otimizar espaços. Há algum tempo atrás, decorar apartamento com móveis sob medida ou planejados era sinônimo de status, mas hoje com os imóveis cada vez menores, se tornou uma necessidade.

A moda nesse quesito segue uma tendência internacional, ou seja, não importa onde você esteja, as tonalidades e os materiais serão os mesmos de Norte a Sul e tudo pode ser conferido nas lojas e revistas. E quanto ao toque personalizado, tudo vai depender do perfil de quem está prestes a adquirir um coordenado.

Há muito tempo atrás, quando se "podia" cortar árvores centenárias à vontade e sem sentimento de culpa, os moveis eram feitos com COMPENSADO, laminas finas de madeiras coladas umas nas outras. Hoje e muito difícil encontrar compensado confiável no mercado, o que deu lugar para materiais como MDF (Painel de Fibra de Média Densidade) e MDP (Painel de Partículas de Média Densidade). Entre o MDF e o MDP não existe o melhor, ambos são bons se tomados alguns cuidados, principalmente com umidade.

A principal vantagem do projeto sob medida é o aproveitamento total dos espaços e as necessidades do cliente melhor atendidas. A continuidade do projeto é outra vantagem, pois ao optar por móveis sob medida você pode prever etapas posteriores ao projeto original, seguindo uma mesma linha e atendendo a novas necessidades que vão surgindo ao longo do tempo.

Sempre vale a pena mandar fazer armários embutidos de quartos ou cozinhas sob medida, pois você pode personalizar o projeto de acordo com as suas necessidades, escolhendo a quantidade de gavetas, o tamanho de cada uma delas, o melhor aproveitamento do espaço que você tem em casa. Existem empresas que trabalham com módulos, com soluções padrões, que facilmente se adaptam a quaisquer medidas.

No caso de casas alugadas, é interessante optar por módulos menores, que se encaixem e formem um conjunto maior. Isso deve ser pensado desde o início, junto da preocupação de poder desmontar e readaptar o móvel em outro ambiente, com os ajustes que forem necessários. Ao optar por um bom profissional, você ainda garante o acompanhamento adequado: é ele que vai saber montar, desmontar e remontar estantes e armários sem comprometer a qualidade do projeto inicial.

Para evitar decepções, o cliente deve estar bem seguro em relação ao que deseja e ter informações sobre o que realmente precisa antes mesmo de finalizar a compra. Neste momento o projeto é muito importante, e solicitar mudanças enquanto o projeto está no papel em desenvolvimento, e imprescindível.

A qualidade dos móveis está diretamente relacionada à equipe de montagem da loja. Vale checar referências de outros clientes e fazer uma pesquisada no PROCON e na Internet para ver se há reclamações contra a empresa.

E não se esqueça: a regra é fazer a pesquisa de preços em várias lojas, pois os valores variam, mesmo em lojas de uma mesma franquia.